terça-feira, 12 de julho de 2011

segunda em pleno domingo

Ultimamente tenho estado numa "seca" para ver filmes. Filmes "cult" (ou de arte, se preferirem) como Transformers 3, The Hangover 2, The Fast and The Furious 5 e outros. Então... como assim, não são de arte? É claro que são de arte! Pelo menos pra mim.

Enfim, o fato é que redescobri minha paixão pelo cinema. Então, decidi que tinha que ver algum destes filmes este fim de semana. Bem, no sábado não deu, logo, vou no domingo! "Mô, bora?!". "Bora Mozão!". Beleza!!!

Depois de um aniversário e de deixarmos a mãe dela em casa, seguimos para um shopping na zona sul da cidade a fim de matar minha "secura". Saímos de minha rua e pegamos a BR 101 sentido Av. Recife. Como já é um trecho mais do que conhecido (já é quase da família) seguimos no piloto automático, desviando dos buracos e desníveis da pista. É um percurso que, com prática e sem trânsito, dá pra fazer de olho fechado.

Vale dizer que, como é uma via de responsabilidade do Governo Federal, todas as obras são "um parto". Isso não é novidade para ninguém. Mas, seguindo, fomos em frente e pegamos a bifurcação à esquerda, em direção à supracitada avenida. E, para nossa surpresa, cerca de duzentos metros após a bifurcação, um engarrafamento.
Na lentidão do trânsito, começamos a nos questionar "o que porra foi que houve dessa vez?!". Eu, com toda a convicção típica dos idiotas, prolatei "deve ter sido uma porra de um motoqueiro!". Meu amor, com toda a sua "experiência", definiu a raiz do problema como sendo um caminhão quebrado, afinal, aquilo era trânsito de segunda-feira na hora do rush. Logo após um intervalo de uns dois minutos parados, no passo do elefantinho, fomos seguindo lentamente.

Acredito que todos sabem como é o passo do elefantinho. Baseado na dança do sonho de Dumbo (Disney, 1941), quando ele  e seu melhor amigo ficam bêbados, na dança, o elefantinho consiste em rebolados de um para um. Uma mexida pra direita e uma pra a esquerda e assim novamente até poder dar uns passos para frente. Foi exatamente o que pudemos fazer. Explico: com a proximidade do viaduto que fica logo após o prédio da Justiça Federal, começamos a pegar a faixa da esquerda (por causa dos buracos), depois a da direita (por causa dos buracos), depois voltamos para a esquerda (por causa dos buracos e da água acumulada), e depois voltamos para a direita (por causa de uma cratera, resquício do meteoro que aniquilou os dinossauros da Terra). Passado esse trecho entre o viaduto e o primeiro sinal da Av. Recife, como que por milagre, o trânsito começou a fluir e conseguimos ir em frente! Exatamente como no passo do elefantinho!

Minha noiva ficou impressionada com aquilo. Eu, cético, já não consigo mais me impressionar com a IMCOMPETÊNCIA da Prefeitura Municipal da Cidade do Recife. (Agora que chegou a hora de "meter o pau", temos que ter um certo cuidado. Vamos lá?)

Não estou atento ao que está se passando nas outras secretarias, ou melhor, nas secretarias que cuidam de assuntos diversos que não infraestrutura. Mas o fato é que, nessa administração, a cidade do Recife está entregue às baratas! Todos os cidadãos donos de veículos automotores da capital, esta que possui a segunda maior frota do Brasil (isso mesmo, só perdemos para São Paulo), estão revoltados com o descaso do alto escalão municipal com nossas ruas e estradas. Alguns acreditam que nosso prefeito vai ao trabalho (se é que ele trabalha) de helicóptero.

Isso por que estamos falando de uma prefeitura que tinha em seu slogan antigo a palavra “obra”. Acredito que alguém percebeu a gafe e disse "Pelo amor de Deus, tirem esse vocábulo daí! Se tem uma coisa que agente não faz é obra!". Isso só para comentar dos buracos. E quando falamos nas alterações feitas nos últimos anos, puta que pariu!!!

Não existe nada de mais absurdo em termos de engenharia de trânsito de que o final da Avenida Caxangá e a Av. Conde da Boa Vista! As alterações feitas ali revelam toda a capacidade cognitiva dos (i)responsáveis pela infraestrutura de nossa cidade. Eles dizem que criaram um corredor viário (vê, que audácia), mas a verdade é que criaram dois dos maiores gargalos viários da história da humanidade!

O camarada entra na Caxangá, pra quem não conhece, esta avenida possui via exclusiva para ônibus à esquerda, ou seja, longe da calçada da via, e, chegando ao fim dela (da avenida e consequentemente da via exclusiva), os ônibus têm que passar para a faixa da direita para poderem deixar e pegar mais passageiros na área da Benfica, onde as paradas de ônibus se encontram do lado oposto aos da Avenida Caxangá. Só isso já é o suficiente pra acabar com o trânsito da área. Mas tem mais companheiro! Aha, tem mais!

Após passar pela área da Benfica, segue-se em direção ao Derby e, logo depois do Derby, vem outro gargalo causado pela porra da reforma na Conde da Boa Vista! Os ônibus, que estão na faixa da direita têm que retornar à esquerda, pois nesta (acreditem se quiser), os carros é que gozam de via exclusiva, sendo esta composta por uma única faixa à direita da via. Ou seja: FUDEU FOI TUDO!!!

Acredito que como eles (o pessoal do partido do prefeito) dizem governar para os mais necessitados, o pensamento deles deve ser que todo rico tem carro, então bora foder quem anda de carro no Recife! Bem, se assim ainda o fosse, eu ficava calado, pois a maioria da população ainda depende de transporte público. Mas quem anda de ônibus também sofre as consequências do sucateamento da cidade.

Outro fato preponderante para o caos que está instalado no Recife é a ausência de fiscalização de trânsito. Afinal, todos os guardas municipais de nossa cidade são feitos de açúcar (logo, chuva, nem pensar né?) e, também, não podem sair de casa antes das 9 da manhã nem depois das 5 da tarde (pra evitar a fadiga).
Isso pra não falar de quando chove, né? Mas isso é papo para outro post. Falei isso tudo só pra desabafar mesmo...

Nossa querida Prefeitura conseguiu a façanha de transformar domingos de lazer em segundas de stress. Parabéns ao senhor prefeito. Espero não o ver novamente nas urnas do ano que vem!

Um comentário:

  1. Dá uma olhada nisso cunhado:
    http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/650314-o-desabafo-de-joao-da-costa

    É pra rir, só pode

    ResponderExcluir