domingo, 21 de agosto de 2011

Final Feliz!

Sei que a manifestação artistica deve ser livre. Sei também que por sermos todos diferentes é que nossas preferências podem não "bater". Mas será que isso impede qualquer história de terminar bem por mera tentativa de originalidade do autor?

Estive pensando nisso desde que vi "Capitão América". Sei que este é um filme que foi feito meramente para que sua sequência fosse filmada (Os Vingadores) e que este fato justificaria seu final. Mas será que eles não podiam dar um jeito do cara pelo menos ter o planejado encontro com a mocinha no final?

Outra coisa que deixa uma história capenga é quando os autores não levam em conta meritocracia. Como exemplo clássico temos a novela das 6 da rede globo. A mulher (linda, inteligente, "doutora", corajosa, honesta e justa) salva o camarada duas vezes, desiste de uma vida de luxo pra ficar com ele, toma até tiro pra poder estar junto dele e o filho da puta correndo atrás de uma porra de mulher que fez questão de abandonar ele por um playboy com cara de veado. Não dá pra aguentar um negócio desses.

Eu só estou falando disso minha gente, por que esses são dois exemplos de histórias que nasceram para dar certo e que por questões de... sei lá do quê, uma se tornou uma boa bosta e a outra está caminhando para um final desastroso (na minha opinião). Todo mundo deve conhecer uma história que estava perfeita até chegar um "fim" que mela tudo de merda!

Existem algumas regras básicas para que uma história não apenas agrade a maioria, mas, também, que ela ensine alguma coisa de útil. Histórias servem não apenas para encantar e entreter mas também para ensinar. Ensinar a ser forte, a se esforçar, a não desistir e que os sacrifícios, no final serão recompensados. Não que você deve esperar que tudo dê certo pois a vida sempre lhe dará chances.

Um comentário:

  1. Muito bem lembrado!!! "Existem algumas regras básicas para que uma história não apenas agrade a maioria, mas, também, que ela ensine alguma coisa de útil."

    Beijo!

    ResponderExcluir