quinta-feira, 5 de maio de 2011

Unir o inútil ao desagradável.

Hoje, no Recife, um boato de mal gosto tomou conta das ruas: "O governador tinha, em pronunciamento, dito que todos deveriam se dirigir a suas casa devido a ameaça de enchente!". Claro que, para quem não ouviu o pronunciamento, este fato se tornou motivo de preocupação. Mas, logo que soube do suposto discurso, ao sair da aula de informática, olhei para o céu e vi poucas nuvens e um sol até bonito.

"Pra quê essa sangria desatada?!" pensei. E garanto que não fui o único. Já é conhecido da população o fato de que comunidades situadas às margens dos rios estão alagadas desde as últimas chuvas e que alguns estabelecimentos comerciais tiveram que fechar suas portas devido a sua localização. Mas daí ao Recife inteiro ficar debaixo d'água? E o pior: num dia de sol?

Acredito, como mero observador dos fenômenos sociais, que muita gente se aproveitou dos boatos para dar aquela velha fugida do trabalho. Não me refiro aos que labutam nas áreas mais próximas aos rios, mas àqueles que não estão há pelo menos 500 metros de um. Dou o exemplo da UFPE. Às 4 e meia da tarde, a enxurrada não era de água, mas de carros evadindo-se da universidade.

O mais absurdo é que quando liguei pra casa para saber o que realmente tinha acontecido, escutei de minha irmã que o governador tinha ido a público para fazer o contrário do que tinham espalhado: acalmar a população. Logo mais a noite, escutei ele mesmo dizendo (na rádio Transamérica) que ainda cabia o dobro do volume de água na barragem que mais importa à região metropolitana do Recife.

O fato é que algum esperto queria largar mais cedo e inventou um boato que extrapolou os limites de seu ambiente de trabalho e encontrou vazão em outros espertos, loucos por uma oportunidade de abandonar suas responsabilidades e de ir para suas casas. Não vi o que aconteceu, mas pessoas sérias relataram caos nas ruas devido ao número de pessoas que quiseram ir para suas casas mais cedo a fim de evitar uma "catástrofe" que não existiria.

Vale dizer, um babaca conseguiu unir o inútil ao desagradável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário