segunda-feira, 13 de junho de 2011

Será que temos jeito

Estava na minha cama, pensando na situação do Brasil. Geralmente fico pensando nisso depois de ler a VEJA. Após um de meus muitos devaneios, cheguei à conclusão de que o Brasil não tem jeito. Aliás, jeito tem, mas as pessoas não querem que esse jeito seja dado.

Depois de ver o Jornal Nacional, que hoje trouxe várias soluções inteligentes e sustentáveis para o problema do consumo de energia, conversei com minha noiva e ela (como a maioria dos brasileiros) disse que aquilo que estávamos vendo, nunca daria certo no Brasil. Eu retruquei dizendo que era claro que daria (aliás, daria certo em qualquer lugar do mundo).

Foi nesse momento que ela disparou a famosa frase que está na ponta da lingua da maioria dos brasileiros que conhecem como funciona o sistema por aqui: "Meu amor, falta vontade!". Foi aí que caí na real e percebi que ela não falava da solução brilhantemente dada pelo engenheiro de Estocolmo ou pela de seu colega alemão. Ela falava de nossa conjuntura como um todo.

Pouco depois dessa conversa, fui ler a VEJA e por mais que eu discordasse dela, o fato é que os veículos de informação dizem que ela está certa. Não gosto de remoer problemas, mas de achar soluções. E elas existem! As mais diversas soluções podem ser dadas para nosso caso. Mas será que queremos mesmo que elas saiam do papel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário