quarta-feira, 1 de junho de 2011

O papel das Universidades no Brasil

Hoje, conversando com minha irmã, discutíamos sobre o novo movimento do sindicato dos servidores públicos da UFPE. Ela argumentava que o movimento estava pedindo coisas justas ao governo de modo errado e que o erro mais contundente estava no fato de estarem pedindo que não fosse instalado o ponto eletrônico para os servidores pois os professores não teriam que se submeter as mesmas regras.

Voltando para a Universidade, fui ler as reinvidicações da categoria. Realmente, ela tem razão! As reinvidicações são justas, mas as justificativas são ridículas. Bem, mas isso é assunto para outro post. O que se sucedeu a nossa discussão foi a constatação de que o papel das universidades está deturpado no Brasil.

Explico melhor. Se eu perguntar a você, leitor, qual o papel de uma universidade na sociedade, que você me responderá? Certamente a maioria dos senhores me dirá que é a formação de profissionais de qualidade, ou preparar os cidadãos que construirão o amanhã, ou qualquer coisa desse tipo. Amigos, os senhores estão totalmente equivocados! Melhor, falando como eu diria a um amigo íntimo: Vocês tão falando MERDA!

Mas não fiquem com raiva, que isso não é culpa de vocês, não. É culpa do nosso processo de desenvolvimento histórico que nos passou isso. Deixem eu contar uma história:

No meu primeiro dia de aula da faculdade (introdução a Adm.), nosso professor nos disse que alguns de nós iríamos sofrer muito na universidade porque não iríamos nos acostumar com o fato de que a universidade não serve para o ensino. Segundo ele, o ensino é só um complemento do que a universidade faz. Ela serve, de fato, para produção de conhecimento!

Na minha cabeça, naquela hora, aquilo não entrou. Mas hoje, depois de muito apanhar e de servir em duas escolas públicas, vejo que o que ele falou do alto de seus 25 anos de Docência (isso naquela época, 2003) era a mais perfeita verdade. Quem quer ser profissional qualificado, procure os cursos técnicos!

Nos "países ricos", fazer um curso superior é um luxo para poucos. Ou você é muito rico, ou é um excelente aluno. Ou, ainda, seus pais conseguiram juntar durante toda sua vida para lhe pagar um curso superior. Lá fora, ensino superior é um privilégio! Aqui no Brasil, principalmente nas duas ultimas gestões (FHC e Lula), os cursos superiores passaram a ser popularizados.

Esta popularização não deveria ser maléfica, se fosse bem feita. E ela o seria se incutisse nas pessoas a idéia correta sobre o papel de uma universidade na sociedade. Até hoje, quando vemos os comerciais das faculdades pagas, podemos perceber que eles anunciam uma formação profissional qualificada. Isso não deveria ser assim! A universidade serve para produção de conhecimento e (acredito) que a única que ainda tenha essa visão seja a Universidade Federal de Pernambuco. Isso, em nosso estado (claro).

Não é atoa que certos episódios acontecem a alguns alunos de faculdades privadas. Por exemplo: certa vez um amigo me disse que estava tendo dificuldades no sexto período de administração de uma certa faculdade privada, com a disciplina de Administração Financeira. Como era uma de minhas favoritas nos tempos de faculdade, fui procurar saber, com ele, o que estava acontecendo. Minha primeira pergunta foi "qual o autor que o teu professor está usando?" e (pra meu espanto) a resposta dele foi "hã?".

Surpreso, achei que ele não tivesse me escutado bem e refiz minha pergunta de forma mais objetiva. "Vocês tão usando o livro de Gitman ou o de Alexandre de Moraes?" perguntei. A resposta dele foi pior que a encomenda: "Quem porra é Gitman? Sei lá quem é esse “arrombado dos cavalo”!". Nessa hora eu não sabia se ria ou se chorava. Depois de algumas risadas, ele me explicou que na faculdade dele as matérias eram dadas com o uso de apostilas (como nos cursinhos pré-vestibulares).

Aquilo me fez ter a verdadeira noção de como o ensino superior é usado no Brasil. As faculdades privadas estão sendo pagas para formar técnicos e não bacharéis! Não é de se espantar o por quê do preconceito com profissionais oriundos destas instituições de ensino.

Só pra deixar claro: conhecer um autor, NÃO é ser um bom aluno. Mas é o primeiro passo para saber como se construiu aquele conhecimento que você está tentando adquirir. Saber como ele chegou naquele raciocínio é fundamental para que você possa tentar desenvolvê-lo e, assim, gerar mais conhecimento, melhorar os processos e desenvolver a sua área de estudo. É pra isso que a universidade serve: CONHECIMENTO! Por mera consequência é que, no processo, são desenvolvidos bons profissionais. Mas nem de longe essa é a atividade fim de uma Universidade.

Mas daqui que isso passe a ser entendido dessa forma, pelo menos pela maioria das pessoas que constroem o sistema...

Nenhum comentário:

Postar um comentário